Você já se perguntou por que alguns sites são muito mais populares do que outros no mesmo nicho? Embora as preferências sejam diferentes de um usuário da Internet para outro, não há dúvida de que a qualidade do site é um dos fatores cruciais para criar uma horda de seguidores leais e atrair novos leitores.

A maioria identificará o conteúdo de alta qualidade como o principal motivador do site, mas os recursos visuais e a usabilidade são igualmente importantes para fornecer a melhor experiência do usuário.

Mas como criar um site de alta qualidade? Vamos a algumas dicas.

Existem várias maneiras de ajudar a aprimorar a experiência do cliente. Um design inteligente é essencial para reter leitores e atrair novos.

Sua página inicial é a primeira coisa que cativa um cliente, portanto, os recursos visuais desempenham um papel vital na criação da primeira impressão do cliente. Conteúdo de alta qualidade e alta usabilidade convencem ainda mais seus leitores a seguirem seu site.

1. Planeje cuidadosamente

Antes de configurar um site, é necessário responder a perguntas como:

  • Qual é o objetivo do seu site?
  • Que tipo de conteúdo você pretende fornecer?
  • Quem são seus públicos-alvo?
  • Como seu site pode agregar valor ao seu público-alvo?

Só depois de responder a essas perguntas você poderá prosseguir com a criação do seu site, dando-lhe uma orientação clara sobre quais elementos e seções você deseja incluir na estrutura estrutural do site.

2. Pense em uma boa estrutura e design do site

Orientado pelas respostas às perguntas acima, pense em um design que reflita sua empresa, ou se for um site pessoal, sua personalidade. Um bom design não só fornece uma experiência visual agradável, mas também ajuda a se comunicar com os visitantes do site. Deixe seu site com uma aparência limpa, não sobrecarregando as páginas com textos e imagens permita que os leitores se concentrem em coisas mais importantes.

3. Elabore uma estratégia de marketing de conteúdo

Como se costuma dizer, o conteúdo é rei. Mas para criar conteúdo de alta qualidade que seu público achará útil, primeiro descubra uma estratégia. Prossiga com o esboço de um calendário de conteúdo com base em seu plano para garantir a entrega consistente de informações e manter seus seguidores engajados.

4. Permitir navegação fácil no site

Depois de fazer um brainstorming sobre as seções específicas que deseja incluir em seu site, organize-as de maneira concisa e clara. Certifique-se de que os visitantes não percam o caminho em encontrar o que lhes interessa. Clareza e concisão são essenciais, especialmente se você estiver oferecendo produtos ou serviços.

5. Crie conteúdo de alta qualidade e envolvente

Um ótimo conteúdo ajuda a construir confiança e credibilidade. Para isso, você precisa se colocar no lugar de seus clientes. Os usuários clicam em seu site porque desejam saber se ele pode ajudá-los com problemas específicos. É aí que você precisa se concentrar. Provavelmente, eles não estão interessados ​​em ver todas as fotos das atividades de responsabilidade corporativa da sua empresa nem nos boletins informativos da empresa detalhando a divertida festa de fim de ano que você acabou de dar.

Há uma demanda emergente por conteúdo visual, então carregue fotos com os artigos do seu blog ou crie vlogs. Diversifique o conteúdo criando podcasts, e-books, webinars e outros tipos de conteúdo para aumentar a audiência e a classificação do site.

6. Use imagens corretamente

As imagens certas podem melhorar muito o seu site e impactar o engajamento do usuário. No entanto, postar imagens de alta resolução pode prejudicar o tempo de carregamento. Portanto, você deve otimizar as imagens para uso do site. Tenha cuidado ao usar ou fazer upload de fotos exclusivas da empresa, pois elas podem ser pesadas demais para um site.

7. Certifique-se de que todos os links em seu site funcionam

Ter muitos links quebrados em seu site dá a impressão de que você não leva a sério o fornecimento de informações atualizadas e úteis e afasta compradores em potencial.

8. Incentive a interação com seus leitores ou seguidores

É sempre uma boa ideia solicitar feedback dos visitantes do seu site. Pergunte a eles como foi sua experiência em visitar ou explorar seu site. Faça uma pesquisa sobre quais tópicos eles desejam saber mais e produza conteúdo que discuta esses assuntos. Se eles apresentarem uma reclamação, trate-a diretamente para mostrar que seu público é importante.

Lembre-se de colocar links ou ícones compartilháveis ​​em seu site para tornar mais fácil para seus seguidores ou leitores compartilharem seu conteúdo.

9. Mantenha seu site atualizado e funcionando

Os compradores em potencial podem ficar desanimados ao perceber que seu site está inativo. Mantenha seu site tão atualizado e atualizado quanto possível. Nem sempre é necessário escrever novos artigos para blog, pois você pode revisar os existentes.

Uma ferramenta útil para atualizar seu site é o recém-lançado Google Page Experience , um sistema que mede a qualidade do seu site. Início previsto em maio de 2021. Esta ferramenta usa fatores de classificação de pesquisa, como atualização de velocidade de página e atualização compatível com dispositivos móveis, entre uma série de outros recursos

Dicas adicionais para melhorar seu site:

Se você já tem seu site há algum tempo e não tem certeza de como melhorá-lo, considere o seguinte:

  • Aprenda as noções básicas de SEO. É inútil desenvolver um site de alta qualidade que não seja notado. Faça da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) uma prioridade para aumentar a visibilidade do site. SEO é um pouco complicado, mas você pode trabalhar em alguns princípios básicos para ajudá-lo a começar. Comece aprendendo como as palavras-chave podem ajudar seu site a se tornar mais visível por meio do verificador de dificuldade de palavras-chave.
  • Otimize a velocidade de carregamento da página. Se o seu site demorar uma eternidade para carregar, você terá uma alta “taxa de rejeição” ou casos em que um leitor clica em seu site, mas sai sem ver sua página inicial. Otimize seu site removendo páginas, seções e fotos desnecessárias.
  • Torne seu site compatível com dispositivos móveis. Existem milhões em todo o mundo que usam seus telefones celulares para navegar na internet. Não fique de fora. Seu site deve ser fácil de visualizar em telefones celulares. Mantenha-o simples e remova o conteúdo desnecessário que seus visitantes possam insignificantes.
  • Apelos à ação. Aumente as chances de suas ofertas serem aproveitadas pelos visitantes criando botões de call to action atraentes.

Os segredos para um site atraente e de alta qualidade são a simplicidade e a utilidade. Você não precisa desenvolver um que esteja cheio de imagens de alta resolução ou artigos do tipo enciclopédico. Tudo o que você precisa é de um site visualmente atraente que forneça de forma sucinta e estratégica o que o público deseja.

Texto foi traduzido no original: https://www.orphicpixel.com/9-basic-tips-on-how-to-improve-the-quality-of-your-website/

Quer um site, blog ou e-commerce e não sabe como fazer? É só solicitar aqui.

Designer com enfoque digital e pós-graduado em Gestão e Marketing Digital. Dedica-se a estudos como Design, Wordpress, SEO. https://miltondesign.com.br

Designer com enfoque digital e pós-graduado em Gestão e Marketing Digital. Dedica-se a estudos como Design, Wordpress, SEO. https://miltondesign.com.br